Por que será que a galera ta desanimando de programar?

Antes de você ler esse artigo, gostaria de informar que esse blog agora está em um host próprio. O mesmo artigo pode ser lido em: http://codificando.com/2008/01/18/por-que-sera-que-a-galera-ta-desanimando-de-programar/. Se você quiser ler aqui mesmo não tem problema, mas as próximas publicações serão feitas apenas no site http://codificando.com/. Um grande abraço.

———————————————————————————-

Tenho visto já faz um tempo dezenas de programadores que desanimaram e sequer estão programando. No meu circulo de amizades tenho percebido algumas pessoas também. Comecei a pensar sobre o assunto e pude observar 3 motivos mais frequentes:

  • Salário: Infelizmente aqui no Brasil a maioria esmagadora das empresas não valoriza quem gosta de programar. Mesmo que não tenham perfil ou não gostem, escolhem ir para gerência ou são empurrados para isso ou para outros cargos. Isso rola sempre nas empresas de 3 letrinhas.
  • Processos extremamente burocráticos: Para desenvolver poucas linhas de códigos são necessários 1589 documentos e 6731 reuniões.
  • Gosto: Não gostam mais ou nunca gostaram realmente desta atividade. Conheço muita gente que está investindo na bolsa doido pra arrumar alguma coisa pra parar de trabalhar com TI. (não que seja errado investir, pelo contrário, eu sou totalmente a favor) . Outras pessoas estão estudando outras coisas também com o objetivo de sair da área.

Bom, cheguei a conversar com um amigo de infância sobre o assunto e este me disse que não estava programando muito devido a fase atual do seu projeto ser a fase de documentação, e ele acha isso muito chato e preferia estar programando que é o que ele gosta.

Na contramão disso tudo, estou cada vez mais empolgado e percebo que no meio deste desânimo todo ainda existe gente como eu e alguns que conheço que amam programar e não fazem disso apenas uma forma de ganhar dinheiro.

PS: Philip, se por acaso você ler este post, me desculpe a quantidade de referências ao seu blog sem ter te comunicado. Fiz isso para não explicar alguma coisa que já o foi feito.

Anúncios

0 Responses to “Por que será que a galera ta desanimando de programar?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: