Ta cada vez pior viu

Antes de você ler esse artigo, gostaria de informar que esse blog agora está em um host próprio. O mesmo artigo pode ser lido em: http://codificando.com/2008/05/22/ta-cada-vez-pior-viu/. Se você quiser ler aqui mesmo não tem problema, mas as próximas publicações serão feitas apenas no site http://codificando.com/. Um grande abraço.

———————————————————————————-

Esses dias eu estava procurando um curso básico em informática para minha esposa, que nunca gostou de computador, mas já se convenceu que não dá mais pra correr, rs. Acontece que me deparei com um curso profissionalizante chamado Programador de Sistemas. Será que alguém aprende a ser um programador com 30 horas de lógicca, 30 horas de modelagem de dados, 45 horas de VB.Net (que provavelmente só vai ensinar Visual Studio.Net) e 45 horas de Delphi? (Meu Deus, Delphi em 2008?). É uma irresponsabilidade total criar um curso desses pra enganar pessoas dessa forma. Eu jamais daria um curso desses, sabendo que a coisa não é tão simples assim.

Sabe o que eu fico pensando disso tudo?

  1. A coisa ta cada vez pior em termos de ensino para um programador
  2. Coitado das pessoas que tão entrando nesses cursos e achando que sairão profissionais em programação
  3. Mais e mais gente despreparada entrando no mercado
  4. Mais projetos indo pro buraco
  5. Os poucos que são bons ganhando cada vez mais (Parece bom, mas tem os efeitos colaterais, que é você ter dificuldade de arrumar um lugar legal pra trabalhar, visto que a quantidade de profissionais preparados está ficando cada vez menor)

Por que todo mundo acha que pode ser programador? Eu acho que se eu tivesse que ser médico, morreria de fome, pois só de olhar sangue já fico tonto. As pessoas tem talentos diferentes e programação não é aprender a usar ferramentas. Programação é criação. Criação é talento. Talvez eu não tenha talento pra criar uma logomarca, mas para criar um software sim. E outra pessoa o inverso, que seja.

Cada um na sua, por favor.

3 Responses to “Ta cada vez pior viu”


  1. 1 Leandro maio 22, 2008 às 9:36 pm

    É a coisa tá feia mesmo. Mas, cara, não concordo quando você diz que todo mundo quer ser programador. Tem um monte de gente procurando outras profissões.

    Também acho bastante possível alguém que tem “talento” para programação, sem saber como se tornar um bom programador, procurar uma SOS da vida. O problema, creio eu, não está no cara procurar a SOS, mas na falsa expectativa que esta passa com seus cursos.

    Minha opinião é: Cada um na sua, sim. Mas se “a do cara” é ser programador, ótimo, não vejo problema nenhum nisso, o mercado ainda é muito grande e tem trabalho pra todos.

    (Só não procure a SOS. rsrsrs)

    Abraço!

  2. 2 Emerson Macedo maio 22, 2008 às 10:53 pm

    Oi Leandro,

    Todo mundo foi em tom de desabafo. Você tem razão, temos muito mercado ainda. O que eu quis dizer foi que como a oferta de vagas aumenta exponencialmente, muita gente que não tem a mínima vocação está querendo ser programador pq é algo que paga bem e tem muitas vagas.

    Alguns conhecidos meus volta e meia me perguntam como que faz pra ser programador. Quando eu digo a verdade o pesoal logo corre. Mas ai vem umas S.O.S da vida e um monte de gente vê as vagas na internet e esses cursos e ai vai e faz achando que vai ser tornar programador profissional.

    Eu acredito que para muitas profissões é preciso vocação, e também acredito que programação é uma delas. E como eu disse, não acho que adiantaria muita coisa eu fazer uma faculdade de medicina que provavelmente eu seria um péssimo médico pois a minha vocação pra isso é zero.

    Valeu pelo comentário.

  3. 3 Joao Felipe maio 29, 2008 às 5:06 pm

    Sr. Emerson Macedo,

    muito interessante esse post.


Deixe um comentário

